domingo, 20 de março de 2011

Saiba um pouco mais sobre a TPM

O que é TPM

A TPM é uma doença que incide desde a adolescência até o climatério de 30 a 40% das mulheres, não ataca órgãos específicos, que não é detectável por exames laboratoriais ou "check-ups". Por isso, as mulheres portadoras são ridicularizadas, desvalorizadas e pré-julgadas. Todos, ao seu redor, consideram-nas exageradas, fingidoras, preguiçosas, pois justificam seus problemas profissionais e emocionais em fatos que,  aos
olhos alheios, são inexplicáveis, ademais, utilizam esses sintomas para infernizar a vida dos outros deliberadamente.
Qual a sua causa
De causa desconhecida apesar das inúmeras teorias para explicá-la , é o modelo típico de doença psicossomática, surgida a partir das modificações dos hábitos menstruais neste século. Pode estar relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais: estrogênio, progesterona, hábitos alimentares, estilo de vida ou stress .
Principais tipos de TPM
Hoje em dia são conhecidos e descritos quatro tipos principais de TPM:
  • Tipo A – a ansiedade e suas conseqüências, são as características principais.
  • Tipo C – há predominância da compulsão alimentar irresistível, principalmente, por doces e chocolate.
  • Tipo D – há predominância de sintomas depressivos, nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação.
  • Tipo H – ocorrência, principalmente, de inchaço nos seios (deixando as mamas extremamente dolorosas), distúrbio do sistema nervoso central causando dores de cabeça, gazes no abdomen e dores musculares nas pernas.
Principais sintomas da TPM
  • Baixa produtividade, falta de coordenação, ansiedade, dor muscular, dor de cabeça, depressão, ganho de peso, hostilidade, instabilidade, choro fácil, esquecimento e fadiga entre os mais de 150 sintomas existentes.
Como sanar a TPM
Auto percepção, auto-conhecimento e ajuda mútua são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.

                               por: Karol

Nenhum comentário:

Postar um comentário